segunda-feira, 30 de abril de 2007

Biografia do Rei Sai de Circulação


Uma audiência pública ocorrida no Fórum Criminal da Barra Funda, na capital paulista, decidiu na última sexta-feira, dia 27, o destino da biografia "Roberto Carlos em Detalhes", escrita pelo historiador Paulo Sérgio Araújo e publicada pela Editora Planeta. Depois de um acordo firmado entre as partes, o livro terá sua publicação interrompida e seus exemplares recolhidos do mercado num prazo de 60 dias.

Segundo Norberto Flach, advogado do rei, o cantor abriu mão das indenizações. "O mais importante era fazer cessar a ofensa à intimidade e à vida privada dele, representada pelo fato de o livro estar em circulação", disse em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo.

O processo foi encerrado depois que duas ações criminais e uma civil foram movidas pelos representantes legais do rei contra o autor e a editora. Nelas, a alegação de violação de privacidade, da intimidade familiar e de imagem de Roberto Carlos. Todo o estoque de 10. 700 exemplares do livro serão entregues ao cantor.
A Planeta informou que Paulo Sérgio Araújo propôs uma nova edição do livro, na qual seriam retirados os trechos que, segundo o cantor, se referem a sua intimidade. Ele também abriu mão de seus direitos autorais sobre a obra, assim, seu conteúdo continuaria à disposição do público.

Lagrímas

Paulo Sérgio Araújo deixou o Fórum da Barra Funda bastante emocionado após a decisão. Entre lágrimas, preferiu não se manifestar sobre o assunto.

Quem leu "Roberto Carlos em Detalhes", lançada em dezembro passado, sabe bem o que este gesto inconsolável de Paulo Sérgio simboliza não só para os fãs de Roberto Carlos, mas para a música brasileira. Uma tristeza verdadeira de quem trabalhou durante anos para construir um painel acurado, ainda que muitas vezes passional, sobre um dos legítimos renovadores da mpb.

Choramos todos.

Nenhum comentário: